top of page
GESTÃO RENOVA VET: 2017/2 - 2018/2

A ideia de se criar a chapa para concorrer às eleições do Centro Acadêmico, partiu de um grupo de amigos que observavam deficiências tanto no plano político como físico do Centro Acadêmico IX de Setembro de Medicina Veterinária e diante dessas observações surgiu o sentimento de necessidade de mudança, de renovação, de se ter um Centro Acadêmico que fosse mais representativo, funcional, inclusivo e que seu espaço físico seja mais convidativo tanto para os alunos veteranos, quanto para aqueles que acabam de ingressar. Diante disso no dia 8 de junho surgia a Chapa 1 - Renova Vet, formada pelos alunos de Medicina Veterinária: Viviane Pinheiro (Presidente), Iago Martins (Vice Presidente), Beatriz Cristina (Tesoureira), Andríele Qualhato (Secretária), Yago Pereira (Diretor de Marketing), Rosane Almeida (Diretora de Marketing), Vitor Eduardo (Diretor Científico), Plínio Azevedo (Diretor Científico), Déborah Oliveira (Diretora de Eventos) e Marcos Coura (Diretor de Eventos). A Chapa era composta por alunos de diferentes áreas e de diferentes períodos da Medicina Veterinária, que estavam prontos para causar uma mudança no conceito, até então conhecido, de Centro Acadêmico.

Logo no primeiro contato com o público, foi exposto o logo da chapa e o que este representava:

"Porque escolher peças de quebra cabeça como símbolo? Porque o nome Renova Vet? - A explicação está justamente em como funciona um jogo de quebra-cabeça: As peças que irão compor a imagem final podem se encaixar de diferentes maneiras, mas nem sempre formarão a imagem idealizada/pretendida. Assim, o problema não se encontra nas peças - ou seja, nas ferramentas que temos em mãos - e sim, em como estão dispostas. Centros acadêmicos funcionam de forma semelhante. Se seus componentes insistem em utilizar as ferramentas que possuem da mesma maneira, repetidamente e sem diálogo com estudantes, irão alcançar sempre os mesmos resultados, sem mudanças. E aí está a importância da renovação. Renovar significa inovar, atualizar, aperfeiçoar, dispor as ferramentas reunidas de uma forma diferente almejando a imagem idealizada. A intenção da chapa Renova Vet é dispor as peças do quebra cabeça de maneira nova, não se importando apenas se estas se encaixam ou não, mas buscando utilizá-las melhor e da mais completa forma possível, criando uma imagem completa do Centro Acadêmico e assim, trazer o verdadeiro papel que ele pode desempenhar dentro da universidade."

Chapa 1 - Renova Vet

                                                                   

Uma das coisas coisas que mais era levada em importância para os integrantes da então Chapa 1 - Renova Vet, era a opinião dos alunos de Medicina Veterinária, sobre as deficiências notadas pelos alunos integrantes da Chapa, sobre as soluções então apresentadas pela Chapa e sobre a Campanha da Chapa em geral, já que o objetivo era incluir e dar voz aos alunos de veterinária desde os pilares mais básicos, para que assim, caso a Chapa fosse eleita, se formasse um novo propósito em Centro Acadêmico. Então se surgiu um grupo de alunos de diferentes períodos e áreas da Medicina Veterinária, que apoiavam a Chapa 1 - Renova Vet e que estavam prontos para expor a sua opinião e passar suas experiências diante a realização de algumas reuniões, fazendo assim parte da construção desse novo propósito, na qual seriam de fundamental importância. Esses alunos receberam o nome de "Colaboradores da Chapa Renova Vet".

Foto com alguns dos colaboradores na 1° reunião 

Diante da exposição das ideias e então o que seria proposto, a chapa recebeu apoio de diversos outros Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Goiás e que possibilitaram então parcerias e construção de propostas em conjunto, como a "Carona Solidária" e "Debates e Assembleias com temas relacionados à Agricultura Familiar e temas do Campo", estas que seriam realizações possíveis devido a parceria com o Centro Acadêmico de Agronomia. 

E passo a passo, foi se tornando cada vez mais evidente para os estudantes de Medicina Veterinária qual seria o objetivo da chapa, sendo que estes poderiam ser resumidos pela seguinte frase, que foi publicada até então em campanha eleitoral: 

"Nossa chapa tem por objetivo principal buscar de forma expressiva um maior desenvolvimento na formação dos estudantes, auxiliando na construção de um ambiente acadêmico social com qualidade para a formação técnica e humana, a partir de três pilares: eventos, estrutura e política."

Chapa 1 - Renova Vet

E então no dia 24 de Agosto de 2017 a então Chapa 1 - Renova Vet, após votação dos alunos de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ - UFG), foi eleita para ser a nova gestão do Centro Acadêmico IX de Setembro de Medicina Veterinária. E no dia 25 de Agosto de 2017 às 13 horas, nascia então a Gestão Renova Vet, mediante a passagem da Gestão do Centro Acadêmico diante da presença do atual Diretor da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (EVZ-UFG), Professor Marcos Barcellos Café, da  atual Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da EVZ-UFG, Professora Dra. Rosângela de Oliveira Alves Carvalho e do presidente da antiga gestão do  Centro Acadêmico IX de Setembro, Paulo Afonso. 

A Gestão Renova Vet

Após eleitos, o primeiro passo da nova gestão foi reestruturar totalmente o espaço físico do Centro Acadêmico, para que esse assim pudesse ser mais receptivo e confortável para todos os estudantes. Para esta tarefa foi feito o convite a todos os alunos de Medicina Veterinária e se contou com a importante participação destes. Ocorreu então a "1° Etapa de Reestruturação do Centro Acadêmico IX de Setembro de Medicina Veterinária".

Antes
Depois

Para aumentar ainda mais o conforto dos alunos, mediante os dias de extremo calor que estavámos passando, a Gestão Renova Vet realizou o concerto do Ar Condicionado da "Sala de Dormir", que a tempos se apresentava com defeito.

E como proposta de atrair os alunos a desfrutar do espaço físico do Centro Acadêmico e ser uma forma de atividade relaxante durante o intervalo de almoço, foi implantado o projeto VETFLIX. Que consiste em criar um espaço de cinema para os alunos durante algum dia da semana no horário de almoço, na qual o filme exibido, é escolhido por votação por parte dos alunos no Instagram oficial do Centro Acadêmico. Dentre as opções oferecidas de votação se considera sugestões dos estudantes ou são voltadas para alguma ocasião especial, como ocorreu durante os dias 18 e 23 de Setembro de 2017, na qual foi exibido sessões de filmes sobre suicídio, em apoio ao Mês de Prevenção ao Suicídio.   

Visto que o curso de Medicina Veterinária é o curso com maior índice de suicídio no Brasil (e também em diversos países, como o EUA), já que muitos dos jovens estudantes já passam por problemas relacionados à saúde mental por conta das árduas rotinas dentro da Universidade. A Gestão Renova Vet trouxe psicólogos com domínio sobre a área, para a realização do seu primeiro evento "Saúde Mental da Juventude na Universidade", que contou com um auditório lotado por alunos. 

 

Uma segunda modificação foi realizada no espaço físico do Centro Acadêmico, com a implementação do móvel da "Xerox Solidária". Sendo essa uma promessa de campanha e de extrema importância, na qual, possibilita os estudantes que já cursaram determinada disciplina da grade curricular, doar as suas xerox para outros estudantes que vão cursar a determinada disciplina, garantindo assim a diminuição de gastos de dinheiro com xerox por parte dos estudantes e uma maior inclusão do estudante de baixa renda, além de ser uma medida ambiental com a diminuição do número de folhas gastas.  O móvel conta com uma divisão em matérias. 

 

As mudanças também ocorreram no evento já conhecido pelos alunos, o CIPVET, que na Gestão Renova Vet voltou de cara nova, com palestras com temáticas específicas, que variam a cada edição. E assim na 3° edição do CIPVET, a Gestão Renova Vet em parceria com o GEAPA (Grupo de Estudo Avançado em Clínica de Pequenos Animais), trouxe como tema a "Nefrologia e Urologia em Cães e Gatos", e foi um sucesso. 

 

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, a Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, foi local de um torneio acirrado e muito divertido. Nossa gestão em parceria com a Atlética de Veterinária, organizou I Champions League EVZ, que foi o primeiro campeonato de vídeo-game na história da escola, na qual, os competidores além de se divertirem, garantiam pontos para a sua turma em um famoso evento esportivo do curso, o JINVET, e o campeão ganhou como premiação um voucher de compras no valor de R$200,00 na Super Bolla.  

Pensando na segurança dos alunos, devido aos diversos riscos que podem ser expostos na sua carreira, se buscou soluções para orientá-los em como agir em situação de perigo. Foi assim que surgiu o I Workshop de Segurança da EVZ, através de uma parceria entre o CISSP/EVZ, diretoria da escola, Centros Acadêmicos de Medicina Veterinária e da Zootecnia e a empresa júnior da EVZ. O evento contou com a presença de diversos profissionais da área da saúde (SAMU, Corpo de Bombeiros, entre outros), que forneceram informações muito importantes sobre controle de incêndios, primeiros socorros, contenção e segurança na carreira profissional.  

No dia 23 de novembro de 2017, ocorreu na EVZ a edição 2017 do evento CEVA na Universidade, desta vez o tema foi relacionado a testes laboratoriais na prática veterinária em suinocultura, e nossa gestão também esteve presente na organização do evento, que contou com a participação de vários alunos. 

As melhorias na estrutura do C.A e da EVZ não poderia parrar! Foi pensando nisso que no dia 23 de janeiro de 2018 nossa gestão deu a largada para a 2º Etapa de Reestruturação do Centro Acadêmico, na qual pensando no maior bem estar dos alunos do curso de Medicina Veterinária e da comunidade em geral, foi realizada nesta edição, mudanças no ambiente externo ao C.A. Em parceria com alguns funcionários da EVZ/UFG, os integrantes da nossa gestão trabalharam duro e realizaram a pintura de todas as faixas do estacionamento localizado abaixo do C.A, sendo todos os materiais necessários para a pintura adquiridos por nossa gestão. Ao final, estes materiais foram doados para a equipe de funcionários da EVZ, que após solicitação da nossa gestão, deram continuidade a pintura dos outros estacionamentos.

Na 2º Etapa de Reestruturação, também foi criado o "Cantinho do descanso", um espaço localizado no Centro de Aulas, na qual através de paletes de madeira (que foram lixados e envernizados por nossos integrantes) e almofadas, se construiu móveis que seriam utilizados pelos alunos no intervalo das aulas para o descanso. Foi constatado também que a solicitação feita pela gestão Renova Vet, para a instalação de chuveiros nos banheiros masculinos e femininos entre a xerox e a sala de leitura, havia sido atendida. Foi instalado também, ganchos na cantina, para que os alunos possam deixar seus animais para adentrar o espaço sem se preocuparem.  

No dia 9 de março de 2018, foi a hora de dar boas-vindas aos alunos que foram aprovados no SISU/UFG! Os integrantes da nossa gestão, estiveram presentes ajudando e recepcionando os calouros no dia da matrícula, junto a Atlética Vira Lata.

A recepção não poderia parar por ai! Entre os dia 13 e 16 de março de 2018, nossa gestão em parceria com o Centro Acadêmico do curso de Zootecnia, relizou a I Semana do Calouro na Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, e foi um grande sucesso! Durante estes dias, os alunos recém ingressados no curso, receberam palestras com o intuito de apresentar o curso, na qual foram passadas informações fundamentais, como: bolsas existentes na UFG, programas de intercambio, projetos de extensão, o que são grupos de estudo, apresentação dos C.As da EVZ, apresentação da Atlética Vira Lata, apresentação da Empresa Junior e diversas outras informações que são extremamente importantes para o decorrer da graduação.  Foram realizados também tours pela faculdade, para apresentá-la aos alunos.

A diversão também não poderia ficar de fora! No último dia do evento, nossa gestão realizou uma confraternização de encerramento, em uma chácara próxima a faculdade (alugada por nossa gestão). Lá ocorreu gincanas, almoço feito por uma cozinheira profissional (também se tinha opção para vegetarianos), show sertanejo e sorvetada. 

Durante a I Semana do Calouro da EVZ, foi realizado também a I Mostra de Ligas, Núcleos e Grupos de Estudo da EVZ, na qual foi aberta a oportunidade  para todos os grupos de estudo existentes na EVZ/UFG, para montarem a sua bancada e exporem para os alunos e toda a comunidade, as atividades do grupo de estudo. E também foi um sucesso! 

E seguimos caminhando...

bottom of page